Heraldica De Palis

A heráldica em Palis segue o padrão geral da heráldica sarana: três regras diferentes para a heráldica nobiliárquica, clerical e plebéia.

Como na maioria dos reinos, a heráldica nobiliárquica se caracteriza pelo uso dos três esmaltes "nobres" (blau, jaune e goles - azul, amarelo e vermelho), além dos esmaltes de uso geral, sables e alvo (preto e branco), e dos esmaltes "sagrados" (sinople, violeta e orange - verde, roxo e laranja). Essas cores - com exceção do sables e alvo - não podem ser justapostas diretamente, exigindo o uso de "fios" - sables (preto), ouro e prata. O fio sables não pode ser usado para separar áreas azuis ou roxas, o ouro não pode ser usado para separar áreas brancas, amarelas ou laranja, e a prata não pode ser usada para separar áreas amarelas (assim, quando um campo azul ou violeta está próximo a um campo amarelo, são necessários dois fios, um sables adjacente ao jaune, outro ouro ou prata adjacente ao blau ou violeta).

A heráldica clerical, também como na maioria dos reinos, se caracteriza pelo uso exclusivo dos três esmaltes "sagrados", além do preto e do branco, não sendo admitido o uso dos esmaltes nobres exceto em destaques. Também aqui os esmaltes não podem ser diretamente justapostos; os fios são os mesmos da heráldica nobre. O fio sables não pode ser usado para separar campos violeta, e o fio dourado não pode ser usado para separar áreas orange.

A heráldica plebéia segue regras mais simples, sendo a principal delas não poder se confundir com as outras duas. Assim, por exemplo, a bandeira da Guilda dos Mercadores de Palis é composta por três moedas jaune sobre campo goles, sem fio separando-os, o que a caracteriza como uma bandeira plebéia. Comum também na heráldica plebéia é o uso o uso do gris (cinza) e do pardo (marrom).

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License